História

O ICHIN foi fundado em 4 de dezembro de 2019, por um grupo interdisciplinar de professores e estudantes da UFSC, como resultado de um esforço de trabalho coletivo, que desde o primeiro semestre de 2018, tem trabalhado com o objetivo de desenvolver os estudos sobre a China e promover os relacionamentos de intercâmbio e cooperação da UFSC com universidades daquele país.

Desde então, o grupo vem desenvolvendo diversas atividades e eventos com a proposta de intensificar o intercâmbio científico, econômico e cultural entre ambas as nações.

Entre estes, se destacam os dois eventos realizados no ano de 2019, que ajudaram no reconhecimento do grupo e legitimaram a sua institucionalização como instituto da universidade.

O primeiro evento ocorreu em 27 e 28 de junho, intitulado “A nova rota da seda: perspectivas brasileiras e chinesas” e contou com a participação de membros da embaixada chinesa no Brasil e professores (brasileiros e chineses) especialistas em Relações China-Brasil.

O segundo evento ocorreu em 29 e 30 de outubro sendo intitulado “A China Hoje: tradição e inovação”. Contou com a participação de diversos acadêmicos e empresários especialistas no tema, nacionais e internacionais