Perguntas Frequentes

O curso já está devidamente reconhecido/aprovado pelo MEC/CAPES?

Sim, o curso foi aprovado pela CAPES na reunião do CTC de 18 e 19 de junho de 2015. O Curso tem nota 4 (quatro).

Quem está promovendo o curso: UFSC ou FORTEC? Em outras palavras: constará no diploma qual instituição de ensino?

O curso é uma iniciativa do FORTEC, que reuniu as 37 instituições de Ensino que são participantes atualmente. Toda a parte acadêmica do curso, desde a matrícula até a emissão de diploma, é de responsabilidade das 37 Universidades participantes que são caracterizadas como Ponto Focal. Estas instituições emitirão os diplomas, a depender do Ponto Focal escolhido pelo candidato.

Onde serão as aulas do curso?

As aulas serão ministradas no Bloco F – Centro Socioeconômico (CSE)
Quintas e sextas-feiras das 18h30min às 22h e aos sábados 08h30min às 12h30min.

O curso é um mestrado profissional, que por definição difere do mestrado acadêmico. É em razão disto que não há uma etapa de seleção de anteprojeto de dissertação? Haverá a redação de uma dissertação como requisito para obtenção do grau de mestre?

O Mestrado do PROFNIT é Profissional, pois visa instrumentar seus estudantes para aplicação imediata do conhecimento no âmbito dos NITs ou quaisquer outros setores acadêmicos, governamentais, terceiro setor ou empresariais relacionados com propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O processo seletivo está bem relatado no edital e consta de duas etapas: Uma prova com 20 questões múltipla-escolha (eliminatória) e uma análise curricular. Não serão solicitados projetos. A definição do tema de Trabalho de Conclusão de Curso será feita de comum acordo com os orientadores após a matricula dos estudantes, por meio de uma oficina com discentes/docentes. A obtenção do Grau de mestre é condicionada a elaboração/defesa/aprovação de um Trabalho de Conclusão de Curso. O conteúdo deste documento será definido pelo estudante com o orientador, sendo validado pela Comissão Acadêmica Nacional até o 2º semestre do curso. Informações detalhadas vide edital. (https://profnit.posgrad.ufsc.br/editais-2/)

Proficiência em língua estrangeira para o PROFNIT.

O Exame Nacional de Acesso do PROFNIT não terá nenhuma prova de proficiência em língua estrangeira. Porém, o aluno deve comprovar proficiência em língua inglesa nos doze meses seguintes a data de sua matrícula no PROFNIT.

Este programa de Mestrado ocorrerá apenas este ano ou serão realizadas chamadas em todos os anos a partir de agora? Em caso de afirmativo para outros anos, os pontos focais serão sempre os mesmos?

O mestrado do PROFNIT é um Curso Regular de stricto sensu, com ofertas regulares, pelo menos uma vez ao ano. Apesar da possibilidade de ampliação do curso em outras cidades/instituições, os únicos Pontos Focais habilitados para ofertar o curso, são os constantes no edital.

Gostaria de saber como uma instituição de ensino pode se tornar um ponto focal do PROFNIT.

O PROFNIT deve fazer expansão das atividades por meio de uma chamada nacional para novos docentes e novas instituições. Uma vez publicada a Chamada, espera-se que as instituições tenham docentes com doutorado, produção científica e tecnológica compatível com o exigido para a área e o nível do curso, além dos cursos de capacitação em PI&TT.

Como comprovar determinadas experiências como, por exemplo, Exercício profissional diretamente relacionado com a área de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação:

Caso tenha trabalhado em alguma empresa, órgão de governo ou equivalente, basta apresentar cópia do contrato de trabalho com a designação da função. Caso seja atividade profissional autônoma, apresentar comprovantes de serviços prestados aos clientes, cópia de processos, contratos ou equivalentes.

No edital consta que deverei apresentar Declarações institucionais ou empresariais. Trabalhei em projetos de inovação, mas como poderei comprovar que os projetos que trabalhei foram de inovação? Quais informações devem conter nessa declaração para que seja aceita?

As declarações devem conter os prazos de execução do projeto, financiadores, nome completo do projeto, coordenadores, função exercida, etc. Cabe a Comissão de Seleção fazer essa análise.

Sobre pontuação de Artigo ou capítulo de livros publicados em periódicos na área de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação: – Indexado – 10 pontos/publicação – Não indexado – 5 pontos/publicação: Cópia da primeira página do trabalho publicado – a dúvida é sobre qual deverá ser considerada a primeira página no caso de um livro? Em uma das minhas publicações, como existiram diversos autores, o meu nome não consta na capa ou primeira página, mas sim na página dedicada aos autores.

Neste caso, para pontuação do item, enviar as cópias da capa, ficha catalográfica, sumário e do capítulo do livro onde conste seu nome como autora.

Considerando que a carga horária das aulas é idêntica nos diversos pontos focais, como se explica uma quantidade de dias de aulas bem superior nas instituições, no ANEXO 5 da Chamada para Seleção de Estudantes – Exame Nacional de Acesso de Seleção?

A carga horária de disciplinas obrigatórias e eletivas do PROFNIT seguirá exatamente a Matriz Curricular (https://profnit.org.br/matriz-curricular/) e o calendário acadêmico, no qual, consta a carga horária está publicado no site.

É possível fazer disciplina isolada no ProfNIT?

Sim. De acordo com a Portaria nº 02/2024/ProfNIT, as inscrições de alunos especiais deverão ocorrer exclusivamente na data de matrícula do Programa, conforme Calendário Acadêmico da UFSC e segundo as orientações constantes no site. Disciplinas isoladas são aquelas ofertadas para seleção de alunos especiais, ou seja, aqueles estudantes de outros programas de Pós-Graduação stricto sensu (PPG) da UFSC, que buscam conteúdo para seus estudos com a intenção de aprofundar o conhecimento em determinada área.